Gestão Hoteleira Internacional

O Curso Técnico Superior Profissional em Gestão Hoteleira Internacional visa conferir qualificação superior profissional preparando os alunos para planear, gerir e coordenar os diversos departamentos da unidade hoteleira, organizar, gerir e supervisionar equipas de trabalho, elaborar programas de gestão específicos de cada departamento, gerir e executar operações de produção e serviço dos diferentes departamento da unidade hoteleira e planear estratégias de marketing para a gestão dos diferentes canais de venda e perfis de clientes.

O curso tem a duração de dois anos letivos e terá um calendário e um horário próprio, adaptado às características do seu plano de estudos e em articulação com o Douro Royal Valley Hotel & SPA*****. Cada ano letivo está organizado em dois semestres, cada um com dezoito semanas, que corresponde a trinta (30) ECTS.

No 1º semestre do 2º ano, o estudante terá de escolher uma das quatro especializações, que o tornam único, em termos nacionais e internacionais:

• Front Office Manager;

• Housekeeping Manager;

• Guest Service Manager;

• SPA Manager.

No 2º semestre do 2º ano, haverá um estágio de dezoito semanas (30 ECTS) em empresas hoteleiras, nacionais e internacionais. O estágio no último semestre do curso justifica-se, por um lado, por ser altamente valorizado e referido por vários autores, pelos profissionais hoteleiros e pelas empresas hoteleiras auscultadas e, por outro, para dar alguma experiência e contacto com o mundo do trabalho hoteleiro e potenciar a empregabilidade do estudante.

Objetivos e competências

Na elaboração do plano de estudos do Curso Técnico Superior Profissional em Gestão Hoteleira Internacional, considerou-se ser necessário:

• Reforçar e alargar as competências dos estudantes, numa perspetiva de especialização profissional potenciadora de práticas profissionais e sociais inovadoras e de grande qualidade;

• Preparar os estudantes para o seu futuro profissional, numa perspetiva mais abrangente, para que possam exercer funções de Gestão do departamento de alojamento e de Spa, em empresas Hoteleiras;

• Permitir aos estudantes penetrarem no mercado de trabalho com uma preparação adequada.

Deste modo, pretende-se que o estudante adquira as seguintes competências:

• Conhecer as tendências do turismo e da hotelaria, de forma a programar ofertas e serviços, que vão ao encontro das necessidades dos hóspedes;

• Conhecer os principais mercados e fluxos turísticos, de forma a posicionar melhor a sua Unidade Hoteleira ao nível dos preços e dos canais de distribuição turística;

• Demonstrar capacidade de liderança, de gestão de equipas, de comunicação, de iniciativa, adoção de atitudes assertivas, resolução de problemas, reclamações e conflitos, de forma a criar um bom ambiente de trabalho e atingir os objetivos definidos;

• Conceber e implementar procedimentos de trabalho no departamento de alojamento e de Spa para potenciar a produtividade dos colaboradores, a qualidade de serviço, a satisfação dos hóspedes e a consequente rentabilidade da unidade hoteleira;

• Gerir o departamento de alojamentos e as suas secções – front office, andares, lavandaria, rouparia e SPA;

• Planear, organizar e controlar o serviço de andares e lavandaria/rouparia, de modo a contribuir para um serviço ao hóspede de qualidade, para que se sinta confortável com a organização e limpeza dos quartos e restantes áreas do hotel.

 

Diurno
Unidade Ano Período
Hotelaria Internacional 1 1º Semestre
Gestão de Andares e Lavandaria 1 1º Semestre
Gestão do Alojamento 1 1º Semestre
Comunicação e Gestão de Equipas 1 1º Semestre
Inglês I 1 1º Semestre
Espanhol I 1 1º Semestre
Gestão de Tecnologias de Informação 1 2º Semestre
Serviço de Alimentos e Bebidas 1 2º Semestre
Gestão de Operações de Alojamento 1 2º Semestre
Manutenção Hoteleira 1 2º Semestre
E-Commerce em Turismo e Hotelaria 1 2º Semestre
Métodos Quantitativos para a Hotelaria 1 2º Semestre
Inglês II 1 2º Semestre
Espanhol II 1 2º Semestre
Gestão de Front Office ou Gestão do Alojamento ou Gestão do Serviço de Cliente ou Gestão de Spa 1 3º Semestre
Revenue Management 1 3º Semestre
Marketing e Relações Públicas para a Hotelaria 1 3º Semestre
Contabilidade Hoteleira 2 3º Semestre
Economia do Turismo 2 3º Semestre
Gestão de Recursos Humanos para a Hotelaria 2 3º Semestre
Gestão para a Hotelaria 2 3º Semestre
Inglês III 2 3º Semestre
Estágio 2 4º Semestre
  • Profissional com competências que pode vir a desempenhar funções de:
  •  
  • - Diretor de Alojamento de uma unidade hoteleira
  • - Chefe de receção (Front Office Manager)
  • - Governanta Geral / Housekeeping Manager
  • - Guest Service Manager
  • - Spa Manager
  • - Assistente de Direção
  • - Subdiretor de uma unidade hoteleira
  • - Gestão da componente de alojamento hoteleiro em instituições hospitalares, lares e casas de repouso.

Podem candidatar-se ao Curso Técnico Superior Profissional em Gestão Hoteleira Internacional:

a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;

b) Os que tenham sido aprovados nas provas especificamente adequadas, destinadas para avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos da regulamentação aplicável;

c) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.

PROPINAS

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