Gestão do Serviço de Bebidas e Bar

O Curso Técnico Superior Profissional em Gestão de Serviços de Bebidas e Bar visa conferir qualificação superior profissional preparando os alunos para planear, gerir e coordenar o departamento de bebidas, organizar, gerir e supervisionar equipas de trabalho, elaborar programas de gestão de cartas de bebidas e de bar, gerir e executar operações de produção e serviço do departamento de bebidas e planear estratégias de marketing para a gestão dos diferentes canais de venda e perfis de clientes.

O curso tem a duração de dois anos letivos e terá um calendário e um horário próprio, adaptado às características do seu plano de estudos e em articulação com o Douro Royal Valley Hotel & SPA*****. Cada ano letivo está organizado em dois semestres, cada um com dezoito semanas, que corresponde a trinta (30) ECTS.

No 1º semestre do 2º ano, o estudante terá de escolher uma das duas especializações, que o tornam único, em termos nacionais e internacionais:

• Gestão do Serviço de Bebidas e Restaurante;

• Gestão do Serviço de Bar.

No 2º semestre do 2º ano, haverá um estágio de dezoito semanas (30 ECTS) em empresas hoteleiras, nacionais e internacionais. O estágio no último semestre do curso justifica-se, por um lado, por ser altamente valorizado e referido por vários autores, pelos profissionais hoteleiros e pelas empresas hoteleiras auscultadas e, por outro, para dar alguma experiência e contacto com o mundo do trabalho hoteleiro e potenciar a empregabilidade do estudante.

Objetivos e competências

Na elaboração do plano de estudos do Gestão do Serviço de Bebidas e Bar, considerou-se ser necessário:

• Reforçar e alargar as competências dos estudantes, numa perspetiva de especialização profissional potenciadora de práticas profissionais e sociais inovadoras e de grande qualidade;

• Preparar os estudantes para o seu futuro profissional, numa perspetiva mais abrangente para que possam exercer funções de gestão de um bar ou serviço de bebidas em restaurantes;

• Permitir aos estudantes penetrarem no mercado de trabalho com uma preparação adequada.

Deste modo, pretende-se que o estudante adquira as seguintes competências:

• Conhecer as tendências da gastronomia, de vinhos e de outras bebidas, de forma a criarem cartas e serviços para adequar às necessidades dos clientes;

• Demonstrar capacidade de liderança, de gestão de equipas, de comunicação, de iniciativa, adoção de atitudes assertivas, resolução de problemas, reclamações e conflitos, de forma a criar um bom ambiente de trabalho e atingir os objetivos definidos;

• Conceber e implementar procedimentos e fluxos de trabalho, de acordo com as regras de higiene e segurança alimentar, para potenciar a produtividade dos colaboradores, a qualidade de serviço, a satisfação dos clientes e a consequente rentabilidade da unidade hoteleira e/ou de restauração e bebidas;

• Assegurar a gestão de um bar numa unidade hoteleira ou estabelecimento de bebidas;

• Ser inovador e criativo no desenvolvimento de novas formas e técnicas de serviço de vinho e outras bebidas;

• Organizar a brigada de bar, definindo as funções, tarefas e responsabilidades de cada cargo.

 

Diurno
Unidade Ano Período
Serviço de Bebidas e Restaurante 1 1º Semestre
Enologia 1 1º Semestre
Higiene e Segurança Alimentar 1 1º Semestre
Nutrição 1 1º Semestre
Gestão Hoteleira 1 1º Semestre
Gastronomia e Vinhos 1 1º Semestre
Comunicação e Gestão de Equipas 1 1º Semestre
Inglês I 1 1º Semestre
Espanhol I 1 1º Semestre
Gestão de Alimentos e Bebidas 1 2º Semestre
Serviço de Bar 1 2º Semestre
Artes Culinárias 1 2º Semestre
Tecnologia de Bebidas 1 2º Semestre
Manutenção de Restaurante e Bar 1 2º Semestre
Métodos Quantitativos para a Hotelaria 1 2º Semestre
Inglês II 1 2º Semestre
Espanhol II 1 2º Semestre
Gestão de Eventos e Banquetes 2 3º Semestre
Serviço de Restaurante e Bebidas 2 3º Semestre
Design e Inovação no Serviço de Restaurante e Bar 2 3º Semestre
Gestão do Serviço de Vinhos e Restaurante ou Gestão do Serviço de Bar 2 3º Semestre
Marketing e Relações Públicas na Hotelaria 2 3º Semestre
Contabilidade Hoteleira 2 3º Semestre
Gestão de Recursos Humanos na Hotelaria 2 3º Semestre
Gestão para a Hotelaria 2 3º Semestre
Estágio 2 4º Semestre
  • Profissional com competências para vir a desempenhar cargos de Barman
  • Chefe e Gestor de Bar
  • Chefe e Gestor de Restaurante e Escanção (responsável pelo serviço de vinhos).

Podem candidatar-se ao Gestão do Serviço de Bebidas e Bar:

a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;

b) Os que tenham sido aprovados nas provas especificamente adequadas, destinadas para avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos da regulamentação aplicável;

c) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.

PROPINAS

Mais informação em breve