Entrada > Programas > Cursos Técnicos Superiores Profissionais ANTIGO > International Hospitality Management

International Hospitality Management

Como se pretende que o curso tenha um posicionamento internacional, atraindo estudantes de todo o mundo, o nome das unidades curriculares (UC) são em inglês e na elaboração do seu plano de estudos foram tidos em conta cursos de referência internacional.

O curso tem a duração de dois anos letivos e terá um calendário e um horário próprio, adaptado às características do seu plano de estudos e em articulação com o Douro Royal Valley Hotel & SPA*****. Cada ano letivo está organizado em dois semestres, cada um com dezoito semanas, que corresponde a trinta (30) ECTS.

No 1º semestre do 2º ano, o estudante terá de escolher uma das quatro especializações, que o tornam único, em termos nacionais e internacionais:

• Front Officce Manager;

• Housekeeping Manager;

• Guest Service Manager;

• SPA Manager.

No 2º semestre do 2º ano de cada ano, haverá um estágio de dezoito semanas (30 ECTS) em empresas hoteleiras, nacionais e internacionais. O estágio no último semestre do curso justifica-se, por um lado, por ser altamente valorizado e referido por vários autores, pelos profissionais hoteleiros e pelas empresas hoteleiras auscultadas e, por outro, para dar alguma experiência e contacto com o mundo do trabalho hoteleiro e potenciar a empregabilidade do estudante.

Objectivos e competências

Na elaboração do plano de estudos do Curso de Diploma em International Hospitality Management, considerou-se ser necessário:

• Reforçar e alargar as competências dos estudantes, numa perspetiva de especialização profissional potenciadora de práticas profissionais e sociais inovadoras e de grande qualidade;

• Preparar os estudantes para o seu futuro profissional, numa perspetiva mais abrangente, para que possam exercer funções de Gestão do departamento de alojamento e de SPA, em empresas Hoteleiras;

• Permitir aos estudantes penetrarem no mercado de trabalho com uma preparação adequada.

Deste modo, pretende-se que o estudante adquira as seguintes competências:

• Conhecer as tendências do turismo e da hotelaria, de forma a programar ofertas e serviços, que vão ao encontro das necessidades dos hóspedes;

• Conhecer os principais mercados e fluxos turísticos, de forma a posicionar melhor a sua Unidade Hoteleira ao nível dos preços e dos canais de distribuição turística;

• Demonstrar capacidade de liderança, de gestão de equipas, de comunicação, de iniciativa, adoção de atitudes assertivas, resolução de problemas, reclamações e conflitos, de forma a criar um bom ambiente de trabalho e atingir os objetivos definidos;

• Conceber e implementar procedimentos de trabalho no departamento de alojamento e de SPA para potenciar a produtividade dos colaboradores, a qualidade de serviço, a satisfação dos hóspedes e a consequente rentabilidade da unidade hoteleira;

• Gerir o departamento de alojamentos e as suas secções – front office, andares, lavandaria, rouparia e SPA;

• Planear, organizar e controlar o serviço de andares e lavandaria/rouparia, de modo a contribuir para um serviço ao hóspede de qualidade, para que se sinta confortável com a organização e limpeza dos quartos e restantes áreas do hotel.

 

Diurno
Unidade Ano Período
International Hospitality 1 1º Semestre
Housekeeping and Laundry 1 1º Semestre
Accommodation Management 1 1º Semestre
Hospitality Management 1 1º Semestre
Communication and Team Management 1 1º Semestre
English I 1 1º Semestre
Spanish I 1 1º Semestre
Management of Information Technologies 1 1º Semestre
Food and Beverage Service 1 2º Semestre
Accommodation Operations Management 1 2º Semestre
Recreation and Events Management 1 2º Semestre
Hotel Maintenance 1 2º Semestre
E-commerce in Tourism and Hospitality 1 2º Semestre
Quantitative Methods for Hospitality 1 2º Semestre
English II 1 2º Semestre
Spanish II 1 2º Semestre
Front Officer Management or Housekeeping Management or Guest Service Management or SPA Management 2 3º Semestre
Revenue Management 2 3º Semestre
Marketing and Public Relations for Hospitality 2 3º Semestre
Accounting for Hospitality 2 3º Semestre
Tourism Economy 2 3º Semestre
Human Resources Management for Hospitality 2 3º Semestre
Management for Hospitality 2 3º Semestre
English III 2 3º Semestre
Internship 2 4º Semestre
  • Pode vir a desempenhar funções de:
  • • Diretor de Alojamento de uma unidade hoteleira;
  • • Chefe de receção (Front Office Manager);
  • • Governanta Geral / Housekeeping Manager;
  • • Guest Service Manager;
  • • SPA Manager;
  • • Assistente de Direção;
  • • Subdiretor de uma unidade hoteleira;
  • • Gestão da componente de alojamento hoteleiro em instituições hospitalares, lares e casas de repouso.

Podem candidatar-se ao Curso de Especialização em International Hospitality Management, as pessoas que procuram ter uma formação pós-secundária especializada de qualidade e que tenham, no mínimo, o 12º ano ou equivalente.