Revenue Management

Este curso visa explorar o Revenue Management em todas as suas vertentes, desde uma apresentação e visão global desta filosofia até à operacionalização destes conceitos.

Investigaremos as principais chaves do Revenue Management, tais como a segmentação, o produto e sua venda, o tempo e a respetiva tarifa. Focaremos a atenção nos principais indicadores: Revpar, Trevpar e Goppar, assim como nas ferramentas e técnicas.

O formando deverá saber implementar uma estratégia de RM que maximize os lucros e aumente a receita da unidade.

Todo o programa da Formação foi desenhado pelo especialista em técnicas e estratégias de Revenue Management Rudi Azevedo e, pela sua experiência e competência nesta área específica, todos os conteúdos trabalhados estarão baseados em relevantes casos práticos e exercícios de aplicação, que permitirão dotar os formandos da competência necessária para traduzir a teoria na prática efetiva.

Duração: 13 a 17 de fevereiro (6 dias – 5 horas/dia)

Candidaturas: até 11 de fevereiro de 2017 - Faça a sua candidatura agora

Edital da formação: Descarregar

Alteração ao Edital: Descarregar

Aditamento ao Edital: Descarregar (condições especiais para a Comunidade IPP)

Aditamento ao Edital: Descarregar (novos prazos de candidatura)

Formador: Dr. Rudi Azevedo
Nota Biográfica:

Since April/2015 – Sales Director at Douro Royal Valley Hotel & SPA*****  and at Douro Palace Hotel Resort & Spa****

July/2014-March/2015 – Director of Sales & Revenue at Vidago Palace, Leading Hotels of the World
June 2011/June 2014 – Director of Sales & Revenue at Holiday Inn Porto Gaia, IHG
August/2010-June/2011 – Leisure Sales Manager at The Yeatman*****, Relais Chateux
March/2009-July/2010 – Sales Mice Manager at Sol Melia Hotels, Meliã Gaia Porto
May/2007-February/2009 – Key Account Manager at AC Hotels by Mariott, AC Lisbon
April/2005-April/2007 – Sales Executive and Sales Manager at Fatima Hotel (Fatima, Portugal)

Objetivos Específicos da Formação

No final da formação, os formandos deverão ser capazes de:

  • Descrever e explicar o Revenue Management e todo o seu contributo para a receita e importância no sucesso económico do Empreendimento e consequente qualidade de serviço
  • Compreender os conceitos chave do RM: cliente, produto, tempo e tarifa;
  • Aplicar as estratégias que lhe permitam aumentar a receita nas diferentes épocas do ano;
  • Analisar todos os instrumentos de gestão tais como revpar, trevpar, goppar e diferentes relatórios de gestão que lhes permitam tomar as respetivas decisões que permitam a correta gestão da unidade;
  • Identificar a importância de uma gestão criteriosa como forma de garantir a ocupação e rentabilidade da unidade;
  • Desenvolver e implementar uma estratégia de RM na sua unidade.

Módulos temáticos

Sessão 1 e Sessão 2 - Introdução ao Revenue Management

Considerando que o Revenue Management (RM) ainda é uma estratégia pouco explorada na hotelaria nacional, deve esta primeira sessão fornecer noções básicas sobre a importância do RM para o sucesso financeiro do Empreendimento.

Assim, trabalhar-se-ão os seguintes tópicos:

  • Definição do RM
  • Importância da implementação do RM na gestão Hoteleira
  • Princípios básicos do RM
  • Os 4 pilares do RM
  • Distribuição
  • A aplicação do RM nos diferentes modelos de negócio

Sessão 3 - Estimation e Forecasting

Aspira-se dar a conhecer os passos necessários para a correta elaboração das previsões e formas de definir modelos da procura.

Para tal, os seguintes tópicos serão abordados:

  • Como criar o Forecasting
  • Controlar a capacidade da unidade
  • Os modelos da procura
  • Conhecer o comportamento da procura

Sessão 4 - Pricing and revenue management

Pretende-se, nesta sessão, estabelecer os diferentes níveis de preços e dar exemplos práticos através da abordagem dos seguintes tópicos:

  • The Pricing and Revenue Optimization Process
  • Market Segmentation with Differential Pricing
  • As decisões do Pricing
  • Negociação das tarifas

Sessão 5 - Distribuição

Com esta Sessão pretende-se definir o papel do Revenue Manager na organização e sua atividade na definição da estratégia de distribuição e na imagem projetada do Empreendimento turístico.

Para tal, serão abordados os seguintes tópicos:

  • O papel do Revenue Manager
  • Funções do Revenue Manager
  • Check list das tarefas diárias, semanais, mensais e anuais de um RM
  • Definir a estratégia de distribuição e os diferentes canais de distribuição
  • Gestão das redes sociais e gestão da reputação

Sessão final - Key Performance Indicators

Com esta sessão final pretende-se proceder à aplicação prática dos conhecimentos obtidos, abordando os seguintes tópicos de trabalho:

  • SEO/SEM
  • Reputação online e respetivos impactos na receita
  • Benchmarking - análise da concorrência
  • REVPAR, TREVPAR, GOPPAR
  • Rate Management versus Inventory Management
  • Exercícios e casos práticos para analisar a performance financeira 

Destinatários da Formação em Revenue Management

  • Revenue Managers
  • Diretores Gerais
  • Profissionais de Hotelaria responsáveis pela melhoria da performance financeira da sua organização
  • Front desk Managers
  • Auditores
  • Analistas de Marketing e Vendas
  • Aspirantes a funções na área da Gestão Hoteleira, com necessidade específica de aumentar conhecimentos fundamentais relativos aos conceitos de Revenue

Acreditação

Os participantes que completem com sucesso o Programa de Formação Especializada em Revenue Management recebem um Certificado de Curso de Especialização validado pelo Porto School Hotel.

Preço da Formação

480€ (quatrocentos e oitenta euros).

O valor a pagar pela Formação inclui:

  • Alojamento, em regime de PC, no Porto School Hotel durante os 6 dias de formação (check-in dia 12 de fevereiro, a partir das 17h00, e check-out no dia 17, após conclusão da Formação)
  • Presença nas 6 sessões de Formação Especializada
  • Manual de Formação
  • Certificado de Participação

    Edital